Alimentos não permitidos

Não gosto de dizer que não é permitido comer isso ou aquilo, mas na Paleo esses não são recomendados e se for consumir os resultados não serão satisfatórios, então se quer transformar sua saúde e vida faça direito, seja forte, tenha determinação, foco e fé.

Agora vamos a lista do que não devemos comer nunca, ou só no dia do lixo, que é aquele dia em algumas pessoas comem coisas fora da alimentação, em eventos, festas de família, encontros com amigos…enfim, se for o caso, reserve o dia do lixo pra alguma ocasião deste tipo, mas não deixe virar regra, evite ao máximo, nós não temos dia do lixo e vivemos muito bem assim.

Alimentos-congelados

Industrializados – tudo o que contenha aditivos químicos e seja processado, prefira sempre tudo da forma mais natural possível, ainda usamos o creme de leite de latinha, mas se você for comprar, leia o rótulo pra saber a composição, apenas uma marca é mais “limpa”, mas é até melhor o creme de leite fresco ou a nata fresca (também olhe o rótulo, algumas contém amido).

EXEMPLOS:

2fkgbzc9vh7wfhhdrgkylew8i

Grãos e leguminosas – A questão é que os grãos não se importam com você. Pense um pouco: um grão de trigo é uma planta bebê, um “ovo de trigo”, se você preferir. Para que o trigo possa propagar seus genes, seu grão tem que chegar ao solo, germinar, crescer e repetir o processo. Assim como uma galinha mantém seus ovos aquecidos e bem protegidos até que o pinto ecloda, o grão precisa ficar protegido de alguma maneira durante este processo, evitando que animais o comam. Infelizmente (para o grão), ele não possui pernas, dentes, asas, garras ou uma mãe que o proteja. Ele não pode lutar, não pode fugir dos predadores, ele parece completamente indefeso, ali, parado, em uma haste de trigo.

Mas o grão não é nem um pouco indefeso, ele tem uma gama de defesas químicas, incluindo várias lecitinas, glúten e ácido fítico, que perturbam a sua digestão, causam inflamação e evitam que você absorva nutrientes e minerais vitais.

Todos os grãos contém algum ou todos estes anti-nutrientes, em graus variados, de modo que quando nossos ancestrais começaram a fazer refeições regulares com eles, sua saúde passou a sofrer.

Eu particularmente não sinto falta dos grãos, mas se você fizer muita questão, uma forma de prepará-los é deixar de molho em água limpa, fazendo trocas 3 x ao dia e só cozinhá-los quando estiverem quase brotando, pois só assim todos os antinutrientes terão sido eliminidados.

Mas de qualquer forma prefiro evitar devido ao alto IG destes alimentos, então avalie se necessita mesmo deles, até porque é uma trabalheira só…rs

ERVILHAS / LENTILHAS / FEIJÕES / SOJA / AMENDOIM / GRÃO DE BICO / FAVA / VAGEM

garrafas_oleo580

Óleos vegetais refinados e hidrogenados – Tente tirar óleo de um grão de soja, milho, girassol, não é possível…somente processos de refino com uso de produtos químicos e até solventes para a produção destes óleos. O óleo de canola é tirado de uma planta venenosa canadense, que claro, tem suas toxinas reduzidas, mas a dúvida é, será que estas toxinas ao longo do tempo não trazem malefícios à saúde ? Margarina é o pior alimento inventado pelo homem, nem mosca quer é pura gordura hidrogenada, quer fazer bem para seu coração…não coma margarina.

Leite – Qual o animal que se alimente após a infância ? Sabe ? Na infância, até aprox. 9 anos, nós produzimos uma enzima que é responsável por quebrar a lactose do leite, após essa idade a produção dela diminui drasticamente, tornando difícil a digestão e até causando graves desconfortos. Leia mais sobre o leite aqui.

Açúcar – O açúcar pode vir disfarçado de vários nomes diferentes nas embalagens, mas o efeito é sempre o mesmo, aumento do IG, produção de insulina, estímulo dos sensores opióides, enfim é o maior desafio nesta mudança de alimentação, pois ele é muito viciante e a maioria das pessoas tem grande dificuldade de acostumar o paladar a ficar sem o doce do açúcar, então seja forte, o começo é mais desafiador, mas depois do 1º mês sem ele, você sentirá a diferença, passará a sentir mais o sabor dos alimentos e apreciar mais os temperos naturais, é bom demais.

Entenda que nosso paladar foi viciado por anos com o sabor doce, por isso é necessário readaptar aos outros sabores e assim não ter mais a necessidade de beber o café ou o suco muito adoçados, então pequenas quantidades de adoçantes passam a ser o suficientes para agradar ao paladar adquirido com a mudança na alimentação. Indicamos os adoçantes naturais, Natudolce Mesa, Natudolce Chef, Xilitol, Eritritol, estes não alteram sua glicemia, são de baixo IG e não estimulam a produção de insulina.

Deixe um comentário